Você tem uma empresa. Tem um importante evento para organizar. Uma festa de final de ano, a inauguração de uma filial, o lançamento de um produto, não importa, é um evento importante para sua marca. Você aluga um grande espaço para receber os convidados, vai ser um jantar e uma premiação, irá durar algo em torno de cinco horas. Foi contratada uma equipe especialista em buffet pratos muito bem elaborados, bebidas harmonizadas, tudo com o que há de melhor na gastronomia. Junto com essa empresa, você pensou na luz, a melhor possível para transmitir a atmosfera perfeita, monta a cenografia do espaço que você alugou, contrata um ótimo DJ para ter a trilha sonora perfeita, um cerimonial para organizar isso tudo e lógico, um mestre de cerimônias.
Tudo isso não custou pouco. Foi caro. Sim, vamos falar o português correto, e dizer que isso foi muito caro. Mas é tudo um investimento, fruto de um planejamento longo e que você julga ser preciso. Mas na hora de registrar esses momentos, a empresa resolveu, para economizar, deixar as fotos sob a responsabilidade de um assessor de imprensa, afinal, ele é que tem uma câmera legal, ou mesmo um celular de última geração. Lamento, mas seu planejamento todo foi em vão.
Uma foto ruim não vai servir de absolutamente nada e todo esse investimento não poderá ser capitalizado da forma correta. Tudo por uma economia, que digamos foi má feita.
Mas quanto custa um um fotógrafo? Isso pode variar muito, ma o que vai determinar esse preço? A experiência do profissional, o seu equipamento a forma como vai ser entregues, o tempo que ele vai levar para entregar isso, a necessidade de uma edição das fotografias (inserir elementos ou retirar por exemplo), entre outros fatores podem influenciar nessa equação. Mas ao contratar um fotógrafo saiba que o seu trabalho exige uma grande preparação e equipamentos específicos e que, depois de fotografar, ainda existe mais trabalho com edição e entrega de tudo.
O que esperamos de um fotógrafo, além do profissionalismo lógico, é que ele saiba captar a essência do evento, a emoção tem que transbordar em muitos casos, e um profissional que não seja capacitado, simplesmente não vai conseguir isso, além de correr o risco de estragar seu evento. Aquela foto que iria render um post nas redes sociais da empresa ou mesmo o material que seria utilizado para arquivo e divulgação da marca simplesmente vai deixar de existir.
Agora cabe a pergunta: Vale a pena a economia? Você sabia que um fotógrafo muitas vezes não custa mais que 3% (Sim, três por cento!) do valor de um evento como foi descrito no primeiro parágrafo. Realmente, você acha que isso é uma economia? Fotografia não é custo, é investimento. Vivemos da imagem hoje, e a imagem bem feita, transmite toda a seriedade que você trata sua marca e consequentemente seu cliente. Reflita!
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